Perguntas Frequentes
Qual a diferença entre pneu recauchutado, recapado e remoldado?
Recauchutado: Substitui somente a borracha desgastada da banda de rodagem e reconstrução dos ombros.Recapado: Substitui apenas a borracha desgastada da banda de rodagem.
Remoldado: Substitui toda banda de rodagem e os flancos, sendo toda a parte externa do pneu revestida com nova camada de borracha. Nesse sistema, todas as informações do pneu original – tais como: origem, data de fabricação, capacidade de carga, índice de velocidade, nome do fabricante – são eliminadas pela nova camada de borracha.
Tem diferença na durabilidade do pneu original de fábrica em relação ao reformado?
O pneu reformado apresenta quilometragem e durabilidade semelhantes ou até maiores que um novo. Ambos exigem os mesmos cuidados de calibragem, etc.
O pneu reformado tem certificação?
Sim, reformadores sem certificação não estão capacitados a reformar . A Valecap possui certificação pelo INMETRO (n°005084/2013).
O pneu reformado tem garantia?
O TWI do pneu reformado é o mesmo do original?
A certificação pelo INMETRO é um procedimento que já assegura em si, a qualidade dos serviços de reforma. Somos certificados desde 2008 atestando o padrão de qualidade Valecap, por fim não existe prestação de serviço sem garantia. Contudo a falta de cuidados para com o pneu, pode acarretar em danos no mesmo.
Qual é a hora de reformar o pneu?
Sim, o TWI de ambos é de 1,6 mm.
O pneu reformado perde as informações originais de fabricação?
Todas as características do pneu são mantidas (capacidade de carga, medida, aro); especialmente no caso de pneus de passeio o limite de velocidade e capacidade de cargas são reduzidos por exigência do INMETRO.
Se a reforma de pneus é tão vantajosa, por que a maioria das pessoas ainda compra pneus novos? Essa prática de reaproveitamento é comum em outros países?
Infelizmente, devido ao desconhecimento dos benefícios dessa atividade, o mercado opta pela compra de pneus novos. Contudo nosso setor, reforma mais de 6.000.000 (seis milhões) de pneus de passeio por ano e 7.500.000 (sete milhões e quinhentos mil) de pneus de carga.O Brasil é o segundo maior mercado no mundo de reforma de pneus, perdendo apenas para os Estados Unidos (onde 40% da frota federal é obrigada por lei a utilizar pneus reformados).
Onde são usados os pneus reformados?
Nos mais diversos tipos de veículos, desde carros populares até aviões. Sabe aquele “boeing 747” de U$ 250.000.000? Ele também usa pneus reformados.
Em que devo prestar atenção na hora de escolher um lugar para reformar meus pneus?
Em primeiro lugar, escolha uma reformadora que possua a certificação do INMETRO. Depois, verifique como essa reformadora é vista pelos consumidores (amigos, transportadores e outros) e seu tempo de atuação no mercado.Procure saber com qual fabricante de borrachas que essa reformadora trabalha, e peça para conhecer o chão de fábrica dessa empresa, analisando se ela possui descarte correto dos pneus inservíveis.